
Educação Perinatal
Cursos, grupos de apoio, Doulas e informações sobre gestação, parto e pós-parto.
*****************************************
Como fazer um plano de parto...
Durante o trabalho de parto
Alguns itens devem ser pensados para a fase inicial do trabalho de parto. A definição do acompanhante, presença ou não de outras pessoas, lavagem intestinal, tricotomia (raspagem dos pelos pubianos), uso de água para relaxar, bebidas e alimentos, água e bebidas leves e uso de objetos pessoais (camisola, travesseiro, música, etc...), infusão intravenosa, monitoramento fetal, ruptura artificial da bolsa, medicação para alívio da dor, ocitocina, suíte de parto.
Durante o parto em si
A fase de expulsão deve tratar dos seguintes itens: posição para expulsão, uso de perneiras, episiotomia, anestesia peridural, nascimento suave, clampeamento do cordão, quem cortará o cordão umbilical, expulsão da placenta, vínculo do bebê com a mãe, amamentação antibiótico oftálmico ou nitrato de prata.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Pós-Parto
Nesta etapa deve-se pensar sobre a amamentação, não oferecer água, leite em pó ou chupeta, contato contínuo mãe-bebê com alojamento conjunto 24 horas, presença do acompanhante até a alta, visitação dos irmãos mais velhos.
Em caso de cesárea
Em alguns casos a cirurgia pode ser necessária, então é importante pensar na equipe técnica, participação do acompanhante, permitir o início do trabalho de parto, ser informada de todos os procedimentos associados à cesárea, tricotomia parcial, rebaixamento do protetor ou uso de espelho na hora do nascimento, vínculo mãe-bebê na mesa de cirurgia ou na sala de recuperação, alojamento conjunto.